Os furtos dos túmulos no Cemitério Municipal de Passos estão desenfreados. Em um ano, o número de ocorrência aumentou consideravelmente, chegando a mais de 30 vezes no município.
Segundo o levantamento, de janeiro a agosto de 2022, 10 peças foram furtadas do local, no mesmo período em 2023, já foram furtadas 323 peças. Por causa desses registros, a direção do Lar São Vicente de Paulo, que administra o Cemitério Municipal, fez uma reunião para debater o que pode ser feito na segurança do local para diminuir os furtos aos túmulos.
O assunto também já foi discutido na Câmara dos Vereadores de Passos e ficou decidido que as placas de zinco furtadas dos túmulos no Cemitério Municipal, seriam repostas gratuitamente pela concessionária do local, o Lar São Vicente de Paulo. Além dos furtos aos túmulos, o escritório da funerária, que fica a frente do cemitério já foi invadido três vezes.
A recomendação dada as famílias que tiveram os túmulos violados e furtados é para que procure a administração do cemitério para receber orientações e realizar as tratativas.