Neste sábado (16), aconteceu a final do Construindo Números na Praça Dona Maria Goulart. Os finalistas precisaram contar (literalmente) com tudo que foi aprendido na escola e também com um pouquinho de sorte para resolver todos os cálculos antes do cronômetro zerar.
Entre os finalistas, os alunos das escolas Coronel Manuel Pinto e São José venceram as disputas nas categorias e faturaram, além das medalhas e troféus, um celular novo. A aluna Mariana, da Escola Municipal São José, já havia sido destaque em outra competição de matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O prefeito Filipe Carielo, comentou ao Portal Onda Sul que o trabalho voltado para a área da educação vai muito além dos ensinamentos das disciplinas e que, por causa de eventos como o Construindo Palavras e Construindo Números, eles aprendem a competirem e se relacionarem melhor. Além disso, os investimentos nas escolas possibilitam a capacitação dos professores e o melhor desempenho dos alunos. O prefeito citou a proposta enviada a Câmara Municipal para o custo e benefício da energia elétrica voltada aos servidores municipais e também algumas outras melhorias como compra de lousas digitais e instalação de placa fotovoltaicas nas escolas.
Para Lenise Souza, Secretária de Educação, foi tudo um sucesso e Carmo do Rio Claro segue revelando novos talentos. Ela também citou os incentivos no esporte, como o TECO, TICO e Interclasses.