No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, menos frequentes. Por serem doenças silenciosas, que atingem o fígado em um processo infeccioso, as hepatites virais muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico.
A lei que altera norma de 2019 e estabelece novo calendário de atividades para celebrar o Julho Amarelo está publicada no Diário Oficial da União. O objetivo da nova lei é envolver a administração pública, instituições da sociedade civil e organismos internacionais, presentes no Brasil, em atividades que tenham foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos.
Em Carmo do Rio Claro, através do Programa Saúde na Praça que durante as sextas-feiras tem recebido diversas equipes da área da saúde para a realização de alguns trabalhos, foi possível notar o crescente número de casos positivos para hepatites, de acordo com Ederaldo Leandro, secretário adjunto de saúde, em especial a hepatite C.
Na semana passada, um balanço dos casos de hepatites em Passos também foi divulgado e, de acordo com o documento, no período de 10 anos, 433 casos foram registrados e 41 mortes analisadas. egundo a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Passos, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que os registros caíram de 11 para dois no período.