A Unelagos está advogando pela proteção do Lago de Furnas e a melhor aplicação dos recursos de R$ 230 milhões anuais, que serão repassados por 10 anos fornecidos através da lei de capitalização da Eletrobras. A ideia central é usar esses recursos para melhorar o saneamento básico nas áreas ao redor do lago, conhecidas como “Mar de Minas”, através do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (Cimlago).
O saneamento básico pode desempenhar um papel crucial na proteção dos recursos hídricos, prevenindo a contaminação da água e protegendo a saúde das comunidades locais. Além disso, a melhoria das infraestruturas de saneamento pode ajudar a promover o desenvolvimento econômico e social nessas áreas.
O pedido da Unelagos para que esses recursos sejam usados de forma prioritária para o saneamento básico reflete a importância que eles atribuem a essa questão. A sustentabilidade do Lago de Furnas e a saúde das comunidades ao redor podem depender diretamente da qualidade do saneamento na região.