“Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”. Essa é a mensagem da campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde, neste dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro pessoas. Esse gesto de solidariedade garante o estoque essencial para atendimentos de urgência, cirurgias e tratamentos de doenças graves.
É o caso do porteiro Antônio Oliveira, que doa sangue regularmente, ao menos três vezes por ano, desde 2015. Ele conta que doar sangue o incentivou a correr e a cuidar da saúde, já que uma vez tentou doar e não pôde porque os níveis de gordura estavam altos.
Nesta época do ano costuma ocorrer uma baixa nos estoques de sangue, com a chegada do inverno, das férias escolares e das festas juninas.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, destaca a importância da manutenção desses estoques.
Por ano, 3,2 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população, doam sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes.
Isso significa que o país está dentro da recomendação da OMS, Organização Mundial da Saúde, que 1% a 3% da população seja doadora.
A doação é 100% voluntária. Basta procurar o hemocentro mais próximo e atender a alguns critérios, como: apresentar documento oficial com foto; ter idade entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg; estar saudável e alimentado.
Fonte: Agência Brasil