Foi apresentado durante a reunião da Câmara de vereadores de Carmo do Rio Claro na noite desta segunda-feira um projeto de autoria da vereadora Najara Ávila que autoriza a implantação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas do município. A iniciativa visa promover a inclusão de estudantes surdos e pessoas com deficiência auditiva, possibilitando uma educação mais acessível e igualitária.
O projeto foi distribuído para as comissões, se for aprovado, o município deverá estabelecer parcerias com órgãos e entidades especializadas para oferecer capacitação aos professores e profissionais da educação no ensino de Libras. Além disso, a medida prevê a disponibilização de intérpretes de Libras nas unidades escolares, para facilitar a comunicação entre alunos surdos e ouvintes e a equipe pedagógica.
A implementação do ensino de Libras nas escolas de Carmo do Rio Claro é um passo importante para a garantia dos direitos de estudantes com deficiência auditiva, bem como para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas com deficiência.