Agentes da Força Especial de Controle de Divisas (Operação Foco) e auditores da Secretaria Estadual de Fazenda apreenderam quase dois mil pares de tênis com indícios de falsificação em Comendador Levy Gasparian, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, na terça-feira (18/3). Os calçados, que imitavam marcas famosas, eram provenientes de Nova Serrana, no Sul de Minas, e seriam entregues na capital fluminense. A apreensão ocorreu no Posto de Controle de Fiscalização, localizado no KM 6,5 da Rodovia Federal BR-040.
O veículo que transportava a carga entrou no posto e o motorista apresentou uma nota fiscal sem recolhimento de ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Após checagem, a suspeita de falsificação da mercadoria foi confirmada. Ao todo, foram apreendidos 1.986 pares de tênis, avaliados em aproximadamente R$ 90 mil. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Três Rios (RJ).
Vale ressaltar que Nova Serrana é conhecida como a capital Estadual do Calçado Masculino. No último dia 11 de março, uma carga com 1 mil pares de tênis de Nova Serrana foi apreendida no mesmo local. Ações como essa são importantes para coibir a falsificação e proteger os direitos das marcas envolvidas, além de garantir a arrecadação de impostos e a segurança do consumidor.
Fonte: Estado de Minas