Na manhã desta quinta-feira (13/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu um adolescente, em Passos, suspeito de ameaçar um ataque terrorista contra uma escola localizada na cidade.
As investigações começaram quando a PCMG recebeu informações da circulação de postagens em grupos de aplicativo de mensagens e rede social com ameaças de terrorismo social contra a instituição de ensino, que ocorreriam na última segunda-feira (11/4).
Conforme esclarece o delegado regional em Passos, Marcos Pimenta, as mensagens causaram medo em pais, alunos e professores, e a PCMG imediatamente deu início às investigações. “Ouvimos diversas pessoas, apreendemos aparelhos e equipamentos eletrônicos e outros diversos levantamentos, com informações robustas, até chegarmos à identificação do adolescente infrator”, informa.
A Polícia Civil solicitou então pelo mandado de busca e apreensão contra o jovem, representado pelo Ministério Público e expedido pelo Poder Judiciário, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Importante ressaltar que a Polícia Civil está atenta a toda movimentação de atos que ameacem a comunidade escolar, mesmo que no mundo digital. Temos mecanismos para identificar e coibir esse tipo de delito e ato infracional”, destaca Marcos Pimenta.
Após o cumprimento da ordem judicial, o jovem foi encaminhado ao sistema socioeducativo.