Na semana passada, o vereador Antônio Marcos Esteves usou a palavra na Câmara Municipal para pedir ao prefeito Filipe Carielo, que seja mais transparente com o dinheiro que provém de emendas parlamentares adquiridas por deputados estaduais e federais.
De acordo com Marcos, o prefeito bloqueia os recursos que os deputados enviam para Carmo. Ele citou o deputado federal Emidinho Madeira como exemplo. “Segundo ele (Emidinho), ele manda o recurso, o recurso fica bloqueado ou então fica colocado no nome de outro deputado… Quem não é da base do prefeito, ele não coloca recurso ou não coloca o nome do deputado o qual enviou o recurso”, disse o vereador.
Procurado pelo Portal Onda Sul, o prefeito Filipe Carielo desmentiu o fato. O prefeito afirmou que houve uma falha na comunicação com um dinheiro enviado pelo deputado Emidinho Madeira para a cobertura da quadra do quartel, na Rua Nova, mas foi esclarecido. Além disso, Filipe afirmou que todo o dinheiro em conta vindos através de emendas parlamentares ou estão sendo usados para os devidos fins ou deverão ser aplicados em breve, mediante as necessidades do município.
“Criou-se um mito que houve um rompimento entre a nossa gestão e o deputado Emidinho Madeira, por causa da eleição. Algumas pessoas que não acompanham a política podem ter imaginado que houve essa ruptura, mas não teve”, disse o prefeito. Filipe continuou; “A medida que as aquisições forem acontecendo ou chegando a gente vai agradecendo. Tem obra pra fazer, tem reforma pra fazer, mas tem uma burocracia pra gente executar. A medida que a gente for executando, a gente vai agradecendo”.
A assessoria de comunicação do deputado federal Emidinho Madeira também se manifestou sobre o caso através de uma nota. Leia na íntegra.
Sobre a indicação de emendas parlamentares para Carmo do Rio Claro ou outro município, o que se espera é que os recursos cheguem aos destinos pré-determinados pelo mandato do deputado. É importante que a população esteja ciente sobre a aplicação dos recursos em seus respectivos municípios. Acompanhar este fluxo e informar os munícipes é também uma das atribuições dos vereadores. Os recursos que indicamos não são do Presidente da República, dos governadores, dos deputados, dos prefeitos. São recursos públicos e devem atender, integralmente, as finalidades previamente estabelecidas.
Veja o que disse o vereador Antônio Marcos Esteves
A resposta do prefeito Filipe Carielo