O número altíssimo de casos confirmados de dengue em Passos tem causado problemas para a população, bem como para a administração municipal. Os casos seguem desenfreados e sem expectativas de melhoras, até o momento. A cidade lidera o ranking do número de contaminados no Sul de Minas.
Dos mais de 10,8 mil casos de dengue no Sul de Minas, mais de 5.885 estão em Passos, logo atrás aparecem São Sebastião do Paraíso (+1.394), Itaú de Minas (+970), Lavras (+452) e Pratápolis (+312). Embora os setores de saúde e epidemiologia de Passos tenham elaborado ações para sanar com o problema, a proliferação dos ovos do mosquito vetor Aedes aegypti continuam em alta.
A cobrança por parte dos passenses é intensa e após mortes devido a complicações com a doença serem também registradas no município, ficou ainda mais frequente. Com isso, o Secretário de Saúde, Thiago Salum veio a público, por meio de uma carta aberta, narrar o que o município, ele e outros servidores enfrentam com relação ao “boom” da doença.
O servidor público inclusive afirmou que irá até a Polícia Civil e ao Ministério Público relatar todos os ataques que tem sofrido, segundo ele, por questões de caráter político e de terrorismo.
Leia o pronunciamento de Thiago Salum na íntegra
Aqui quem fala é Thiago Salum, secretário de saúde falando.
Estamos passando por um momento muito complicado no município de Passos em relação à dengue,
Estamos fazendo todo o trabalho de mobilização, combate intensificado e fumacê no município! Nossas equipes estão todas empenhadas em dar o melhor para a população de Passos! A UPA de Passos e os Esf,s de toda a cidade estão com uma sobre carga no atendimento e estão dando conta de todos os trabalhos!
Com esta sobrecarga gera demora no atendimento e medicação, isso não acomtece so no sistema mais no particilar e em toda regiões do Brasil ,ninguém vai pra casa sem o devido atendimento com dignidade e respeito!
Neste momento de extrema necessidade de apoio e cooperação em relação a saúde pública ainda nos deparamos com pessoas despreparadas afim de estabelecer o terrorismo,o confronto ,o ódio e manipulação de pessoas.
Como secretário de saúde repúdio e estarei amanhã na delegacia da Polícia Civil e levarei a ministerio público todo desrespeito que os funcionários municipais estão sofrendo neste momento por questões de caráter político e de terrorismo! Agradeço a todo funcionário municiapal que tem feito de tudo para diminuir o agravo a questão endêmica que acontece.
Não abaixarei a cabeça para pessoas que querem usar da desgraça alheia para alto promoção em virtudes políticas por derrotas das últimas eleições! O revange eleitoral em desacordo com as legislações vigentes que servem para a vitrine de o quanto pior, melhor não será tolerado por este secretário!
Deixo aqui minha admiração ao meu grupo de trabalho da saúde Municipal de Passos que está cumprindo a risca a atenção a nossa população! Eu Thiago Salum estou aposto para combater todo confronto desequilibrado que venha para prejudicar os trabalhos realizados!
Thiago Agnelo Salum
Secretário Municipal de Saúde
22/03/2023