Seis pessoas que eram mantidas em condições análogas à escravidão em uma carvoaria na zona rural de Candeias, no Sul de Minas, foram resgatadas na última sexta-feira (17/3). A informação só foi divulgada nesta segunda-feira (20/3) pela Polícia Civil, que realizou a operação em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e apoio da Polícia Militar.
Conforme as autoridades, dentre os ‘empregados’, um tem apenas 16 anos e outro é um idoso de 60 anos. “Segundo apurado, os trabalhadores foram, em sua maioria, reunidos no Norte de Minas e levados para trabalhar na carvoaria”, disse a Polícia Civil.
O comunicado emitido pelas autoridades não contém detalhes dos abusos cometidos e há quanto tempo eles ocorriam. Também não foi divulgada nenhuma informação sobre os suspeitos do crime.
As primeiras informações chegaram à Delegacia em Candeias. Policiais civis da unidade realizaram levantamentos para a apuração dos fatos e acionaram o Setor de Fiscalização do MTE, policiais civis da Delegacia Regional em Campo Belo, além de militares que organizaram a operação deflagrada em menos de 48h do conhecimento do fato, afirma a Polícia Civil em comunicado.
Fonte: Estado de Minas – Por Bruno Luis Barros