A Feira do Cerrado, realizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé, retornou com a edição presencial, nos dias 15 e 16 de março, na cidade de Monte Carmelo (MG). O evento contou com a presença da diretoria Cooxupé, autoridades e mais de 5 mil visitantes e produtores de café de toda a região focados em elevar ainda mais a produtividade e a sustentabilidade em suas lavouras.
A feira de negócios da cooperativa reuniu um portfólio de mais de 12 mil produtos em exposição, distribuídos dentre máquinas, implementos e insumos agrícolas para as propriedades cafeeiras. A 6ª edição do evento contou com área total de 50 mil m², dos quais 11 mil m² abrigaram em um espaço coberto, 70 grandes marcas do agronegócio brasileiro.
A Feira contou com uma plataforma de exposição das tecnologias que permitem ao cafeicultor desta região de atuação da Cooxupé elevar a produtividade e avançar em sustentabilidade, tanto de sua produção quanto de seu negócio.
Todas as novidades visam facilitar o trabalho do produtor de café sem deixar de lado as boas práticas. Assim, a Feira do Cerrado está comprometida em estimular a produção agrícola de forma sustentável, e com a premissa de oferecer o que há de mais seguro e moderno, pensando no pleno desenvolvimento do cooperado.
O intuito da feira é fornecer alternativas para as diferentes necessidades. O iniciante precisa de ferramentas e orientação técnica. Depois, precisa investir em máquinas e implementos. E a Cooxupé oferece essas soluções para o pequeno, médio e grande produtor como adubadoras, derriçadeiras, carretas agrícolas, roçadeiras, trituradores e outros. Assim, o produtor aumenta sua produtividade e nível tecnológico.
Durante a Feira do Cerrado, o produtor rural também teve a oportunidade de encontrar soluções pensadas para o benefício e preparo do café, já no pós-colheita, como lavadores, mesas densimétricas e seletoras de grãos, dentre outras tecnologias.
Especialmente aos cooperados da Cooxupé, a feira ofereceu como forma de pagamento a Operação Barter, na qual o café é utilizado como moeda de troca com 3 e 5 parcelas anuais, bem como financiamentos junto a instituições bancárias. O Tema da Feira do Cerrado desse ano foi, “Solução e Segurança para o Cooperado” como explica José Eduardo Santos Junior, Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé.
Assista: