Os produtores interessados em participar do 3º Concurso Regional de Queijos Artesanais Mantiqueira de Minas têm até o dia 12/4 para realizar a inscrição. Neste ano, o evento acontece em Itamonte, no Sul do estado. Os dez primeiros colocados de cada categoria da disputa regional estarão classificados para o concurso estadual.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os produtores podem fazer sua inscrição nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), nos municípios que compõem a região caracterizada como produtora de Queijos Artesanais Mantiqueira de Minas Gerais. São eles: Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa-Quatro, Pouso Alto e Virgínia.
Os participantes concorrerão nas categorias maturação de 15 a 30 dias e maturação acima de 60 dias. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus.
“O concurso busca estimular a produção, com qualidade, do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, buscando sua valorização. Visa também premiar os melhores queijos e valorizar a atividade, promovendo a divulgação entre consumidores e comerciantes, além de incentivar a legalização dos estabelecimentos produtores”, diz a coordenadora de Bem-estar Social da regional da Emater-MG em Lavras, Ana Carolina Ziloti Frazzi.

Inovação
Nesta edição, o concurso apresentará novidades. Pela primeira vez, as avaliações e considerações dos jurados serão feitas por meio de formulário online.
A partir dos formulários, será gerada uma roda dos sabores e aromas – uma ferramenta bastante utilizada por degustadores de cafés e vinhos, com as características dos queijos avaliados no concurso.
A proposta, que incorpora metodologias avançadas de análises sensoriais, é uma iniciativa da extensionista da Emater-MG, Letícia Silva Pereira Basílio, com a colaboração de colegas da regional da empresa em Lavras.
“A expectativa é que essa nova abordagem forneça um feedback mais detalhado e preciso aos produtores participantes, possibilitando o aprimoramento contínuo das técnicas de fabricação dos queijos”, ressalta Letícia Basílio.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7