O observatório europeu do clima, Copernicus, declarou que 2024 será o ano mais quente já registrado. A informação foi divulgada pelo Serviço de Mudança Climática do Copernicus (CS3) em um boletim climático publicado nesta segunda-feira (9).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O documento aponta que novembro deste ano foi o segundo mais quente da história, ficando atrás apenas de novembro de 2023. No último mês, a temperatura média global do ar alcançou 14,1°C, uma elevação de 0,73°C em relação à média registrada entre 1991 e 2020.
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, a temperatura média global ficou 0,72°C acima da média histórica, a maior marca já registrada. Além disso, foi 0,14°C mais quente que o mesmo período de 2023.
O Copernicus afirma que é “virtualmente certo” que 2024 ultrapassará 1,5°C de aumento na temperatura global pela primeira vez na história, com base em anomalias de temperatura observadas em regiões da Europa, África, Américas e Ásia.
Segundo o órgão, o estudo é essencial para monitorar tendências climáticas e fundamentar estratégias de mitigação e adaptação para o futuro.