O Brasil registrou um aumento de 4,5% no número de casos de HIV em 2023 em comparação a 2022, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 12.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Foram 38 mil casos no total, com a Região Norte apresentando a maior taxa de detecção (26%), seguida pela Região Sul (25%). A maioria dos casos foi registrada entre homens, especialmente na faixa etária de 25 a 29 anos.
Apesar do aumento nos casos, a taxa de mortalidade caiu para 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor dos últimos dez anos. As mortes por aids somaram 10.338, o menor registro desde 2013. O Ministério da Saúde atribui o aumento de casos à ampliação da oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que exige testes de HIV antes de iniciar o tratamento, resultando em mais diagnósticos.
O Brasil alcançou 109 mil usuários em tratamento com PrEP em 2023, comparado a 50,7 mil em 2022, com a profilaxia sendo distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este aumento de diagnósticos ajuda o país a avançar em direção à meta de eliminar a aids como problema de saúde pública até 2030, um compromisso com as Nações Unidas. Atualmente, 96% das pessoas vivendo com HIV no Brasil foram diagnosticadas, 82% estão em tratamento antirretroviral e 95% possuem HIV intransmissível.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7