Uma mulher de 42 anos foi presa por injúria racial contra o motorista de uma ambulância do Samu e desacato a policiais militares, neste domingo (3), em Passos (MG).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar, o episódio ocorreu logo após o pai da suspeita, de 75 anos, sofrer uma parada cardiorrespiratória e falecer.
A equipe do Samu foi chamada para atender o idoso na Avenida Poços de Caldas, no Bairro Cohab 2. Durante a tentativa de reanimação, a filha do paciente interferia no trabalho e tentava filmar a equipe, o que levou os funcionários a solicitarem apoio policial.
Após a confirmação do óbito pelo médico do Samu, a mulher reagiu com agressividade, xingando os profissionais e os militares presentes. Segundo o boletim de ocorrência, ela ameaçou tirar a própria vida e também machucar dois cães que estavam no local. A equipe tentou conduzi-la à UPA para avaliação médica, mas ela recusou o atendimento e continuou com os insultos.
Durante a tentativa de colocá-la na ambulância, a mulher resistiu, desferindo chutes e socos nos profissionais do Samu. A situação se agravou quando, durante a contenção, ela proferiu injúrias raciais contra um dos funcionários, usando expressões pejorativas e ofensivas de cunho racial, conforme registrado no BO.
A ação foi testemunhada tanto por outros funcionários do Samu quanto pelos militares presentes, resultando na voz de prisão. No momento da condução para a viatura, foi necessário o uso de spray de pimenta, uma vez que a suspeita continuava resistindo.
Encaminhada inicialmente à UPA, ela foi atendida, mas recusou a medicação prescrita. Após avaliação e liberação médica, a mulher foi levada à delegacia e posteriormente ao presídio de Passos, conforme informou a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O corpo do idoso ficou aos cuidados do outro filho da vítima.
Fonte: G1