No último final de semana aconteceu a 22ª edição da Maratona Internacional do Rio. A prova que é tida como a maior da América Latina, trouxe novos recordes e números bastante interessantes.
45 mil pessoas se inscreveram, sendo 81% desses corredores não residentes no Rio de Janeiro. Também participaram pouco mais de 50 atletas de várias partes do mundo (e de 7 países africanos) na elite, distribuídos nos 5k, 10k, 21k e 42k e com presença de brasileiros em todos, exceto na prova de 5k, que aconteceu na quinta-feira de Corpus Christi (30), abrindo os eventos da Maratona do Rio 2024.
Dos inscritos, de acordo com os registros, 38.676 concluíram as provas, onde:
- 4.577 corredores concluíram os 5k;
- 5.684 corredores concluíram os 10k;
- 18.990 se tornaram oficialmente, meio maratonistas e;
- 9.328 maratonistas cruzaram a linha de chegada.
Ainda como quinta distância, a organização propôs o Desafio da Cidade Maravilhosa, que contemplava a conclusão da meia-maratona no sábado (1⁰) e mais a maratona (21k + 42k) no domingo (2)
Com isso, 2.057 atletas concluíram o desafio, sendo 526 mulheres e 1.531 homens, entre eles o jovem de Capitólio (MG), Luis Gustavo Santana Vilela, 19 anos, que atualmente cursa duas graduações no Ibimec em Belo Horizonte, sendo contabilidade e economia.
Gustavo destacou ao participar da meia-maratona no sábado (21k) e ao concluir maratona (42k) no domingo, ele retornou para ajudar um atleta que machucou durante a prova.
O capitolino agora retorna aos treinos para o Iron Man que acontecerá em Fortaleza (CE) no mês de agosto, onde participará das categorias, 21km correndo, 90km de bike e nadará 2km no mar.
Para participar destas maratonas, Gustavo têm focado muito com determinação em resultados e conciliando com os estudos na capital mineira. Os pais de Gustavo, Hudson Vilela e Daniela Vilela que residem em Escarpas do Lago estão muito orgulhosos da trajetória e esforço do filho.