Desde que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começou a operar em São José da Barra, os moradores têm enfrentado problemas com a qualidade da água fornecida. Ao invés de ser límpida e incolor, a água que flui das torneiras apresenta uma aparência turva, com tonalidades que variam do branco ao amarelo.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Essa questão tem afetado várias casas tanto na área central do município quanto no bairro de Furnas. Alguns residentes relataram que, ao ferver a água, forma-se uma espuma branca, indicativo de que a qualidade está longe do ideal.
A preocupação da comunidade, que descreve a água como imprópria para consumo devido ao seu odor e gosto intensos, tem provocado um grande problema na cidade. Além disso, o impacto se estende ao cotidiano, prejudicando tarefas domésticas como a lavagem de roupas brancas, que acabam manchadas pela qualidade da água.
O que diz o Saae
O diretor do Saae, Anderson de Barros Oliveira, informou que a água está sendo tratada conforme a legislação.
“Quando era a Copasa eles usavam o mínimo exigido de produtos para o tratamento da água e o Saae têm priorizado um tratamento adequado, com isso devido a dosagem de cloro, pode ser que as tubulações que estavam com armazenamento de sujeira estejam sendo limpas e direcionada uma água turva neste momento”, disse o diretor.
De Barros frisou que o Saae conta com canais oficiais, os quais já foram divulgados para a população para que possam receber as devidas reclamações e assim a equipe atuar e verificar o que realmente está acontecendo.
Prefeito se pronuncia
Na segunda-feira, 26, o prefeito de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, informou por meio de um vídeo gravado na frente do Saae, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Deusmar Raimundo de Moraes e o Diretor da Autarquia, Anderson de Barros, que eles estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) e que a água está saindo limpa para a população e recebendo os devidos tratamentos por meio da Química responsável.