A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reforçou o quadro de pessoal da instituição. Como resultado, nos últimos cinco anos, ingressaram 2.163 servidores das carreiras policiais e administrativas, sendo 569 somente em 2023. Para 2024 já está autorizada a realização de concurso público.
Segundo a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, visando otimizar a organização da força de trabalho, a instituição atualizou o Quadro de Distribuição de Pessoal (QDP), mapeando unidades de lotação e exercício dos servidores.
“Esse instrumento de gestão é de suma importância para redimensionar e redistribuir o efetivo. O utilizamos como uma das referências para pleitear abertura de concursos, além de designar e remover os servidores, considerando as necessidades territoriais e características das unidades da Polícia Civil e os anseios dos próprios policiais”, disse.
Segundo a chefe, a PCMG conta com o empenho de aproximadamente 11,4 mil servidores, sendo 10,3 mil das carreiras policiais (delegados, escrivães, investigadores, peritos criminais e médicos legistas) e 1,1 mil administrativos (analistas, técnicos e auxiliares), corresponde 3,7 mil mulheres e 7,7 mil homens, atuantes em todo o estado para investigação criminal, procedimentos de polícia judiciária, perícias e exames na área de polícia técnico-científica, identificação civil e criminal, além de capacitação profissional e atenção (saúde e valorização) ao servidor.
De acordo com a PCMG, de janeiro a novembro de 2023, por meio das equipes lotadas em unidades especializadas e territoriais em todo o estado, deflagrou mais de 3,7 mil operações policiais em repressão a organizações criminosas, ao tráfico de drogas, a esquemas de fraudes e lavagem de dinheiro, a crimes patrimoniais, entre outros delitos. Ações que resultaram em quase 5 mil prisões e na apreensão de mais de 600 adolescentes.
INVESTIMENTOS
Gamboge ressaltou a importância da reposição do efetivo, bem como de investimentos em logística e infraestrutura, para a continuidade dos trabalhos. “Estamos encerrando 2023 com saldos positivos e já começamos o próximo ano otimistas com a realização do concurso. Com isso, os novos policiais civis reforçarão os quadros da instituição, garantindo-se assim uma Polícia Civil cada vez mais eficaz e eficiente em prol da segurança dos mineiros”, disse.
O concurso foi autorizado pelo governador Romeu Zema, conforme anunciado no último dia 13 de dezembro deste ano, para provimento de vagas de carreiras policiais. A próxima etapa será o processo de contratação da empresa que realizará o certame, sob coordenação da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), com previsão de lançamento do edital no primeiro semestre de 2024.
ARMAS E VIATURAS
Além do incremento no quadro de pessoal, a Polícia Civil está mobilizada para melhor equipar as unidades, o que reflete em condições de trabalho mais adequadas e prestação de serviços com qualidade à população. Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,1 milhões na aquisição de 949 pistolas de última geração.
Segundo a instituição, o número de viaturas entregues em 2023 foi o mais expressivo dos últimos cinco anos: 420 veículos, atendendo municípios das diferentes regiões de Minas. No período de 2019 a 2023, foram integradas à frota da PCMG 1.051 novas viaturas – 784 caracterizadas e 267 descaracterizadas, o que representa aproximadamente R$ 140 milhões em investimentos.
Conforme a PCMG, as fontes de recursos para compra de armas e viaturas incluíram verbas indicadas em emendas parlamentares, convênios federal e municipal, transferência especial, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO).
PROJEÇÃO
A chefe da PCMG reiterou que a instituição seguirá trabalhando para o aprimoramento em termos de força de trabalho, novas entregas de equipamentos e melhorias estruturais, buscando e fortalecendo parcerias para desenvolvimento da instituição. “Agradecemos a todos os parceiros que colaboram para transformarmos nossos projetos em resultados concretos e reforçamos a importância de cada um para continuarmos sendo um dos estados mais seguros do país”, pontuou Gamboge.
“Aproveito para agradecer aos servidores o empenho, a dedicação, o trabalho árduo em prol da segurança das mineiras e dos mineiros. E temos a esperança de que 2024 será um ano com resultados ainda mais satisfatórios no que tange à segurança pública e também no que diz respeito ao crescimento institucional da Polícia Civil de Minas Gerais”, disse a chefe.
Fonte: Clic Folha
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4