O produtor de café Valdemar Roberto Bruni, de Delfinópolis, conquistou nesta semana o terceiro lugar no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O cafeicultor é membro da Associação dos Cafeicultores da Canastra e cooperado da Sicoob Sarom.
O concurso é promovido pelo Governo de Minas, através do trabalho da Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também com a IF Sul de Minas, Universidade Federal de Lavras e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Com objetivo de agregar valor e promover o consumo de cafés especiais, o concurso busca evidenciar e premiar a qualidade dos cafés produzidos em Minas, com geração de emprego e renda para trabalhadores do campo e a cadeia cafeeira.
Na edição deste ano, foram 1.563 inscrições. As regiões com maior número de finalistas foram as Matas de Minas (27), Sul de Minas (18) e o Cerrado Mineiro (5). Os finalistas conquistaram nota mínima de 85 pontos, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.