A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a subvariante XBB.1.1.6 do coronavírus, também conhecida como Arcturus, como uma variante de interesse. Essa variante tem um maior potencial de transmissão em comparação com a XBB.1.5, mas não apresenta novos riscos à saúde. O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o surgimento da XBB.1.1.6 é um lembrete de que o vírus continua evoluindo e ainda pode causar novas ondas de doenças e mortes.
A subvariante XBB.1.1.6 é um recombinante das variantes BA.2.10.1 e BA.2.75. Até 27 de março, 712 sequências da XBB.1.1.6 foram identificadas em 21 países. Até o momento, não foram relatados aumentos em hospitalizações, internações em UTI ou mortes relacionadas a essa subvariante. Além disso, não há estudos laboratoriais publicados sobre marcadores de gravidade da doença para XBB.1.1.6.
Os sintomas associados à subvariante XBB.1.1.6 são semelhantes aos da Covid-19 em geral, incluindo conjuntivite, coceira nos olhos ou olhos vermelhos, dor de garganta, febre alta, nariz entupido e dor no corpo. Na Índia, essa variante pode estar relacionada a um aumento expressivo de casos de Covid desde janeiro do ano corrente.
A situação reforça a necessidade de manter medidas de prevenção, como vacinação em massa, uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, para ajudar a conter a disseminação do vírus e suas variantes.