A alopecia, ou calvície, afeta mais de 40 milhões de brasileiros, sendo mais comum em homens com mais de 50 anos, mas também presente em outros grupos, incluindo mulheres na mesma faixa etária, em que atinge 40%. A busca por soluções para a calvície é frequente, e a ciência vem trabalhando nessa área.
Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um produto promissor chamado Endcalve, resultado de 20 anos de pesquisa. O Endcalve é um tônico antiqueda que pode mostrar resultados em quatro meses. Criado a partir da nanotecnologia, ele atua diretamente no folículo piloso sem afetar o funcionamento do organismo e não apresenta efeitos colaterais comuns em outros tônicos.
Ana Paula Corrêa Oliveira Bahia, uma das cientistas responsáveis pelo Endcalve, explica que o produto é eficaz nos casos em que a calvície ainda não foi consolidada, ou seja, quando o cabelo começa a ficar ralo e surgem as primeiras falhas. Se a calvície já estiver consolidada, o folículo piloso estará muito retraído e não responderá à substância.
A falta de cabelo pode ser causada por diversos fatores, como herança genética, questões emocionais e hormonais. Portanto, é importante investigar a causa antes de investir em um tratamento específico. O Endcalve estará disponível em breve nas principais redes de farmácias de Belo Horizonte.
Fonte: Portal Amirt