Cerca de 40 catadores de material reciclável fizeram uma manifestação em frente a Prefeitura de Passos, nesta quinta-feira, para reivindicar mudança no horário da coleta seletiva na cidade. Um grupo de dez representantes da categoria foi recebido pelo prefeito Diego Oliveira, que concordou em mudar para os períodos vespertino e noturno a coleta do material e sugeriu a formação de um conselho dos chamados catadores independentes, que não fazem parte de associações.
Segundo os catadores, a coleta seletiva implementada pela prefeitura no início deste mês teria excluído o catador avulso e, com os caminhões recolhendo o material reciclável a partir das 7h nos bairros e das 12h no centro da cidade, não sobra quase nada para eles coletarem.
“Foi preciso a manifestação para a gente ser ouvido. Parece que antes não queriam ouvir a gente, para eles (prefeitura) antes da manifestação éramos invisíveis. Os catadores, para eles, eram só os 60 que estão associados, só que a cidade se mantém limpa graças aos catadores independentes. Na verdade, a grande maioria dos catadores é independente”, disse Valéria Aparecida Nicolau Santos, que atua, de forma independente, na coleta de recicláveis na cidade.
Para o catador Gilmar Ribeiro, de 58 anos e que atua em reciclagem desde os 7, o objetivo da manifestação foi reivindicar os direitos dos independentes. “Trabalho todos os dias. Eu sou catador desde os meus 7 anos. Eu estou com 58 agora e ainda mexo com reciclagem. Eu não posso trabalhar para os outros, não posso ser associado, tenho minha própria carroça. Nós precisávamos da manifestação, está difícil trabalhar nesta situação”, disse.
Carla Silva Passos, uma das organizadoras da manifestação, os catadores independentes foram prejudicados com a forma como a coleta seletiva foi implementada na cidade. “A manifestação me surpreendeu porque foram mais pessoas do que a gente esperava. O protesto foi por conta da empresa de reciclagem e do regime interno dela de não poder haver algumas mudanças no cronograma dos caminhões, que é grande problema e estava atrapalhando os catadores de reciclados e deixando sem materiais”, afirmou.
De acordo com catadores que participaram da manifestação, os caminhões que atuam na coleta estavam passando mais vezes do que o previsto e atrapalhando o trabalho dos independentes. A Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento de Passos deu início, no dia 9 deste mês, à coleta seletiva na cidade. O caminhão de coleta deve passar três vezes na semana no Centro da cidade e uma vez no restante dos bairros.
Diego Oliveira propõe criação de conselho de independentes
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, se reuniu, na tarde de ontem, com um grupo de dez representantes dos catadores de material reciclável que não fazem parte de associações da categoria, os chamados catadores independentes ou avulsos, e disse que vai propor mudança no horário dos caminhões da coleta seletiva. Segundo ele, a coleta, que começa às 7h, de segunda a quinta-feira nos bairros cidade, deve ocorrer no período vespertino, a partir das 14h. No centro da cidade, onde o serviço é realizado a partir das 12h, os caminhões devem passar entre 20h e 22h.
Além da mudança de horário, Diego também propôs a criação de um conselho para os catadores avulsos o que, segundo ele, deve facilitar a comunicação com a prefeitura. “Temos um carinho muito grande pelos catadores. Sabemos que tem muitas famílias que dependem dessa atividade”, disse o prefeito durante a reunião. “Queremos uma solução em conjunto, porque é uma renda, precisamos conciliar a coleta seletiva com as famílias também”, afirmou.
A sugestão para a mudança nos horários dos caminhões foi apresentada por Marília da Silva, catadora independente. “Teremos tempo para percorrer os bairros, juntar e depois vender os materiais para ter nosso dinheiro conquistado com muito suor”, disse.
Para presidente da Câmara, Aline Macedo, que também participou da reunião, a proposta é satisfatória. “Chegamos ao consenso da inclusão dos catadores na implantação da coleta seletiva na nossa cidade. É muito importante esta implantação e que haja esta conscientização pelo meio ambiente, mas também precisamos que ela seja inclusiva, respeitando os catadores individuais, já que temos muitas famílias na nossa cidade que vivem dos reciclados”, disse.
Para a vice-presidente da AAção Reciclagem, Beatriz Glória Campos, a mudança nos horários deve aumentar as despesas da associação. “Os catadores não recolhem todo o material reciclável, apenas o que tem maior valor, e o restante fica nas vias, sendo recolhido pelos caminhões convencionais. A população de Passos tem o direito de uma coleta seletiva responsável e comprometida. A mudança ocasiona um aumento de despesas da associação. Porém o prefeito e a vereadora Aline se comprometeram a levantar orçamento para este fim, assim espero”, disse.
A prefeitura também deve realizar campanha de conscientização, por meio de vídeos nas redes sociais, para que a população coloque, o mais cedo possível, o lixo reciclável na rua. Ao final da reunião, Diego conversou com os catadores que estavam na entrada da prefeitura para esclarecer as novas medidas.
Fonte: Clic Folha