Após decretar emergência devido ao alagamento causado devido à chuva em Capitólio, Furnas anunciou que a limpeza do canal do Rio Piumhi deve iniciar em 1° de fevereiro. De acordo com a nota oficial publicada por Furnas, o processo de contratação da empresa responsável pela obra foi concluída recentemente e deve começar na data dita anteriormente.
O problema com relação ao transbordamento do rio acontece devido a um assoreamento do canal de escoamento da água do rio, por isso a água não baixa com facilidade. Tramita na Justiça desde 2008, uma ação contra Furnas que, segundo o Executivo de Capitólio é a responsável pela manutenção e limpeza do local. O problema não é novidade, há anos esse problema oferece riscos a moradores da cidade e impactos negativos também ao turismo local, uma das principais fontes de renda de Capitólio e região.
A prefeitura está organizando uma grande força tarefa para atuar emergencialmente diante dos estragos causados pelo alagamento. As famílias serão abrigadas na Escola Municipal Elias Teodoro e, além disso, para também conter o problema, a entrada pelo aterro foi interditada e a entrada principal está liberada somente para carros altos e veículos pesados como caminhões e ônibus como opções a entrada pelo dique e pelo socorro.