O município de Passos foi selecionado para participar do Programa ‘Conheça seu Amigo’, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O programa visa a entrega de microchips para a identificação de cães e gatos dos municípios de Minas Gerais, credenciados por meio do Edital de seleção. Passos ficou com a pontuação 11 com 2.057 animais que receberão os dispositivos.
Conforme o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Nenem da Manoela, a seleção de Passos só foi possível porque a prefeitura já vem desenvolvendo uma política pública neste sentido. “????? ??????????? ? ??????ã? ?? ???-????? ??????, ??? ????? ??? ? ????? ????????????? ?? ????????? ??????? ????????, ??? ?ã? ???? ?????ç?? ???? ?????? ???????? ? ????????? ???? ???? á???. ??????? ????? ????????? ??? ? ????çã? ??? ??? ????????? ???? ????? ? ????? ????? ????????? ? ?????????çã? ???? ??? ???? ???????? ??????? ?? ??????????”, disse Nenem da Manoela.
Ainda conforme informou a vereadora Gilmara Oliveira, em 2021 foram castrados 500 animais com o apoio da Prefeitura de Passos e em 2022 foram 560 além de outros 2 mil animais castrados com a ajuda da PMP e da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg), pelo Castramóvel.
“????? ?çõ?? ??????? ?????? à ?????? ?? ?á???? ?????? ?????í???? ?, ???? ???? ?? ?á ?????? ??? ???í???? ?ú????? ?? ???-????? ??????, ? ?????? ?ê ??? ????? ????? ? ?????????????. ????????? ???, ???????? ? ???? ???????? ?? ????????????? ? ?????í??? ????é? ??? ???????? ? ????? ???????????? ??? ????? ??????????? ?? ????? ??????? ????????? ? ???? ?çã?. ? ???????? ????? ???????? ????ç?? ???? ????? ??????”, disse Gilmara.
Os microchips que serão entregues pelo Governo do Estado são acompanhados de leitor, para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, bem como nos animais sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.
Como contrapartida da doação, Passos deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações dos animais no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
Os municípios selecionados também serão convocados a assinarem os termos de cooperação com o Governo de Minas, conforme previsto no edital, devendo ocorrem em aproximadamente 60 dias, segundo a Semad. Após assinatura eles irão receber os microchips e os leitores.
Em nota publicada pela Semad, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, explicou que o Programa Estadual de Microchipagem desestimula o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono.