Uma ação de criminosos em um Posto de Saúde da Mulher, em Guaxupé, afetou o atendimento de pacientes e provocou a perda de um grande volume de vacinas na unidade. Durante o fim de semana, criminosos ainda não identificados furtaram toda a fiação elétrica da unidade, o que provocou a queima de três CPUs de computadores e afetou a realização de ultrassom de gestantes e a impressão de laudos de ecocardiograma realizados nesta segunda-feira (19).
O problema começou na noite do último sábado (17), quando a empresa de segurança que monitora o local percebeu a queda de energia e fez a averiguação. Ao chegarem no local sentiram cheiro de equipamento queimado. A responsável pela unidade foi chamada e constatou que o cheiro vinha do nobreak do ultrassom. Ao ligarem as luzes perceberam falhas. Neste mesmo dia, já constatou que a geladeira onde estavam as vacinas marcava 19°C, temperatura inadequada de armazenamento, o que resultou na perda de imunizantes.
A Guarda Civil foi orientada a realizar a ronda, mas isso não impediu que os criminosos retornassem ao PSF e roubassem o restante da fiação nesta madrugada.
Segundo a enfermeira responsável pela Unidade, Carolina Carneiro, a energia foi completamente reestabelecida na tarde de hoje. “A sala de vacina reestabelecemos a temperatura da geladeira nesta tarde e recebemos novas vacinas. Tivemos a perda de muitas vacinas. Nós acreditamos que vamos conseguir voltar ao nosso atendimento normal. A gente lamenta porque um bem público é um bem de todos nós. quando acontece uma coisa dessa não é a prefeitura que é lesada, são todos os cidadãos. Muito triste o que houve”, disse a enfermeira.